super_banner_728x90

Quer ser professor?



Oi pessoal.

Muitos amigos que estão perto do término do mestrado ou doutorado ficam na ansiedade por causa do término da bolsa, e às vezes precisam conseguir um emprego para ajudar na renda. Como ter um emprego em horário integral vai atrapalhar para concluir bem sua pós-graduação, a oportunidade de ser professor universitário vem a calhar.

Algumas universidades só permitem que seja professor quem tem mestrado ou doutorado. Outras não. Bem, seja qual for o seu caso, não custa nada tentar.

Minha dica mais importante é que você acesse o site do MEC e veja a lista de todas a Instituições de Ensino Superior (IES) cadastradas para o curso desejado:

http://emec.mec.gov.br/

Nesse site, você pode escolher um curso e uma cidade, que será mostrada a lista de universidades com o curso escolhido. Ao realizar essa busca, é importante buscar áreas relacionadas. Por exemplo, se você gostaria de ser professor de Computação, você pode buscar os cursos: "Computação",  "Ciência da Computação", "Ciências da Computação", "Sistemas de Informação", "Análise de Sistemas", etc.

Outras dicas:
Indicações de amigos. Se você tem amigos ensinando em universidades, peça para eles encaminharem seu currículo e conversarem com o coordenador do curso. Na maioria das vezes, é o coordenador do curso quem faz a contratação de novos professores.

Experiência anterior. Se você está lendo isto e ainda não está concluindo a pós-graduação, tenha experiências de ensino sempre que puder. Bolsa de monitoria, monitoria voluntária, dar palestras, ministrar um mini-curso, etc. Sempre que puder, use a oportunidade de falar em público e ensinar pessoas para perder o medo e ganhar desenvoltura para ser professor. Mas é claro que quanto mais experiências puder colocar no currículo, melhor.

Se possível, informe-se sobre a universidade desejada. Se surgir a oportunidade de ensinar em mais de uma universidade/faculdade e tiver que escolher, é importante informar-se sobre o salário, o nível dos alunos e dos outros professores, se a universidade dá autonomia ao professor, se investe em pesquisa, se dá boas condições de ensino, etc.

Não se sobrecarregue. Além do horário ministrando aulas, você vai ter que gastar um tempo preparando as aulas (pelo menos nas primeiras disciplinas) e muitas vezes corrigindo trabalhos e provas. Se você está concluindo sua pós, não pegue muitas disciplinas. Você vai ficar sobrecarregado e isso pode comprometer a qualidade do seu trabalho.

É isso aí! Se tiverem mais dicas, escrevam nos comentários. Boa sorte na busca por uma vaga e contribua para o bom desenvolvimento dos alunos!


É importante lembrar: essas dicas acima só valem para instituições particulares, já que para concorrer a um cargo em instituições públicas é necessário prestar concurso.