super_banner_728x90

segunda-feira, 17 de maio de 2010

RP "Aprenda a Programar em Dez Anos"

Por Alejandro Fernandez Moraga

Peter Norvig Peter Norvig

Autoria de Peter Norvig (texto original em http://norvig.com/21-days.html), diretor de pesquisas do Google.
Traduzido por Alejandro Fernandez Moraga.

Por que todo mundo tem tanta pressa?

Entre em qualquer livraria, e você vai ver Aprenda Java em 7 dias juntamente com infinitas variações oferecendo ensinar Visual Basic, Window, Internet, e assim por diante, em poucos dias ou horas. Eu fiz a seguinte pesquisa no Amazon.com:

pubdate: after 1992 and title: days and
(title: learn or title: teach yourself)

e foi retornado 248 resultados. Os primeiros 78 livros eram sobre computadores (o número 79 foi Aprenda bengali em 30 dias). Eu substituí "dias" por "horas" e obtive resultado muito semelhante: mais 253 livros, 77 de computadores seguido por Aprenda Gramática em 24 horas, número 78. De 200 livros, 96% eram livros de computadores.

A conclusão é de que as pessoas estão com muita pressa de aprender sobre computadores, ou que aprender sobre computadores é fabulosamente mais fácil do do qualquer outra coisa. Não há livros de como aprender Beethoven, ou física quântica, ou até mesmo sobre adestramento de cães em poucos dias.

Vamos analisar o que um título como Aprenda Pascal em 3 dias pode significar:

  • Aprenda: Em 3 dias você não vai ter tempo para escrever muitos programas importantes, e aprender com o sucesso ou fracasso. Você não vai ter tempo para trabalhar com um programador experiente e entender o que é viver nesse ambiente. Em suma, você não vai ter muito tempo para aprender. Então, eles apenas podem falar superficialmente, e não de uma profunda compreensão. Tal como disse o Papa Alexandre, um pouco de conhecimento é uma coisa perigosa.

  • Pascal: Em 3 dias você não será capaz de aprender a sintaxe do Pascal (isso se você já conhece uma linguagem similar), mas não vai aprender muito como utilizar essa sintaxe. Resumindo, se fosse, digamos, um programador Basic, pode aprender a escrever programas no estilo de Basic usando a sintaxe do Pascal mas não vai saber o que é um Pascal bom (ou ruim). Onde queremos chegar? Alan Perlis disse uma vez: "Uma linguagem que afeta a maneira de você pensar sobre a programação não vale a pena ser aprendida". É diferente se você precisa aprender um pouco de Pascal (ou algo como Visual Basic ou Javascript) porque você precisa interagir com alguma ferramenta existente para uma tarefa específica. Mas você não vai estar aprendendo como programar; Vai estar aprendendo como completar a tarefa.

  • Em 3 dias: Infelizmente, não é o bastante, a próxima seção mostra por quê.


Você pode continuar lendo esse artigo aqui (do www.jarbs.com.br, traduzido por Alejandro Fernandez Moraga) ou aqui (do Pih is All, traduzido por Augusto Radtke). Ou, se você achar melhor, leia o original aqui.