super_banner_728x90

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Compre livros sempre que puder

Quando estamos na graduação, período em que ainda estamos iniciando em nossa carreira, muitas vezes não vemos outra alternativa para estudar por bons livros e materiais senão baixando uma cópia da internet.

No entanto, quando vamos nos encaminhando melhor no mercado de trabalho, temos mais condições de comprar esses bons materiais.

Meu livro Introduction to Algorithms, comprado na Amazon.com

Este post é uma forma de incentivo aos leitores a comprarem bons livros. Eu, pessoalmente, prefiro livros de papel do que arquivos para ler no computador. É bem certo que algum dia os livros de papel se tornem menos populares, até por questões ecológicas e porque leitores digitais serão mais acessíveis. [[leia mais sobre isso aqui]]

Mas a ideia do post não é comparar livros de papel com e-books... Enfim, a ideia é incentivar a compra de bons livros, sempre que você puder, em vez de simplesmente baixar o arquivo de forma ilegal.

E não digo isso apenas pra livros de Computação. Digo para bons livros de maneira geral. Sejam de Administração, Biologia Molecular, História Geral, livros sobre Histórias de Robôs, livros de Machado de Assis, etc.

Há excelentes autores em Computação, e esses livros ajudam e muito em nossa formação. Acho que quando você tem condições, o ato de comprar um livro, além de um investimento, é uma forma de agradecimento aos autores que você leu sem ter comprado o livro antes.
;-)

A propósito, há na barra lateral do Blog uma lista dos bons livros em português que são amplamente usados e recomendados em diversas universidades do País.

Recomendo!

Meu livro Estruturas de Dados e Seus Algoritmos, 3ª edição, 2010, comprado no Submarino (chegou hoje!)