super_banner_728x90

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Gödel, Escher, Bach

Ainda quando eu estava na metade da graduação em Computação, nosso professor de Lógica, Marcelino Pequeno, nos recomendava o livro Gödel, Escher, Bach (ou GEB, de Douglas Hofstadter). Mesmo que eu tivesse lido naquela época, se fosse reler de novo agora, com certeza seria com uma outra mente. É um livro que está entre os próximos na fila de espera. Mas mesmo sem ter lido, não acho que seria arriscado indicá-lo, por tudo que falam dele e por tudo que já vi por aí. A verdade é que o simples título já nos atrai. Seja quem goste de Matemática ou Pintura ou Música ou os três ou nenhum. Gênios. Arte a ser estudada, admirada.



Tenho visto alguns links interessantes na internet, e gostaria de compartilhá-los.
Há alguns blogs/sites que já falaram sobre o assunto:

- O Ciência Viva, de Portugal:
http://www.cienciaviva.pt/diga/index.asp?accao=showler&id_queremosler=6

- O blog Brain Dump, do Ricardo Bittencourt, traz uma lista de 10 livros para começar a estudar Computação, da qual o GEB é o primeiro da lista!
http://blog.ricbit.com/2008/06/como-aprender-computao.html

- O blog Máquina Criadora, do Daniel Ferreira, faz uma breve análise sobre o livro.





Obra Waterfall, de Escher, feita em Lego

Encontrei também uma série de video-aulas do MIT, chamadas Gödel, Escher, Bach: A Mental Space Odyssey (você pode baixar as aulas no site do MIT ou vê-las no YouTube).



Outro site que achei muito interessante foi o tumblr com vários posts sobre o assunto, incluindo o video abaixo, de uma música de Bach cuja partitura é colocada sobre uma Fita de Möbius, e é tocada pra frente e pra trás ao mesmo tempo.
http://godelescherbach.tumblr.com/



* Obs: Não sei se a versão em português (Gödel, Escher, Bach: um Entrelaçamento de Gênios Brilhantes) é boa, mas caso queira conferir, é só clicar aqui.