RESUMO
- O ser humano é uma máquina? O que é um computador. Dado e informação. Sintaxe e semântica. O "quarto chinês" de Searle e a semântica. O pensar como processo singular e como ponte entre a percepção e o conceito. Exemplo da visão e da perspectiva linear. Intuição: xadrez eletrônico e Kasparov vs. Deep Blue. O que é compreender e aprender. A auto-determinação do pensar e a liberdade.
- Qual o papel do cérebro? O cérebro é um computador? A atividade neuronal produz o pensamento ou vice-versa? Crítica a R. Kurzweil e suas profecias. Objeções de Penrose (o pensamento não é algorítmico) e de Fetzer (semiótica). As questões da autodeterminação do pensamento e a liberdade.
- O que é inteligência? Tipos de inteligência (Gardner e Goleman). Inteligência incorporada em minerais, plantas, animais, seres humanos e máquinas. Inteligência criativa no ser humano. Máquinas podem ser inteligentes? O Teste de Turing e suas extensões (Harnad). Comparação com o "quarto chinês". Inteligência Artificial ou Imbecilidade Automatizada?
- O que é ter sentimentos? Subjetividade e individualidade dos sentimentos. A universalidade das máquinas e a possibilidade de terem sentimentos. J. McCarthy e o seu "termostato com opinião". Pensar, sentir e querer.
- Consciência e auto-consciência. As
máquinas podem ter consciência?
- Análise dos filmes The Bicentennial Man de Columbus e Artificial Intelligence de Spielberg. Absurdos presentes nos filmes. Mensagens dos filmes. Influências na mentalidade, principalmente em crianças.
- Conclusões. O mundo e a humanidade em perigo e a questão da visão de mundo.
http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/IAtrad.html (texto mais longo, em português)
http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/AI.html (original, em inglês)
http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/apresentacoes/IA-reduzida.pps (apresentação)
Vale a pena!
* Aproveite e dê uma fuçada na página do Prof. Setzer e leia mais textos dele. Você vai gostar!