Muita gente tem problemas ao iniciar os estudos em Computação Gráfica. Tanto pela dificuldade com a teoria quanto na hora de implementar os algoritmos/funções em alguma linguagem específica. Em C, principalmente, muitos têm dificuldade ao fazer a ligação correta dos programas com as bibliotecas específicas.
Uma das APIs mais utilizadas (acho que tanto pela qualidade quanto pelo fato de ser livre e multiplataforma) é a Open Graphics Library, ou OpenGL. E os links abaixo são relacionados ao uso dessa ferramenta, juntamente com o conhecimento necessário para a Computação Gráfica.
Em português, temos o excelente site da profa. Isabel Harb Manssour, da Faculdade de Informática da PUC-RS, de Introdução à OpenGL:
http://www.inf.pucrs.br/~manssour/OpenGL/Tutorial.html
Não conheço o livro dela (imagem ao lado), mas como ele é uma extensão desse material da internet, acredito que também deva ser muito bom.
OpenGL - Uma Abordagem Prática e Objetiva
Marcelo Cohen; Isabel Harb Manssour
Editora Novatec, 2006
Outras dicas, em inglês, são:
O tutorial de OpenGL do Swiftless Tutorials (tutoriais para programação de Jogos e Computação Gráfica)
http://www.swiftless.com/opengltuts.html
SDL com OpenGL 2.1, do Lazy Foo
http://www.lazyfoo.net/SDL_tutorials/lesson36/index.php
Alguns exemplos de OpenGL com Qt, no TrollTech (Nokia)
http://doc.trolltech.com/4.6/examples-opengl.html
http://www.inf.pucrs.br/~pinho/TCG/ApoioTCG.htm
Agradecemos ao aluno Ricardo Bustamante, pelas dicas.