super_banner_728x90

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Resultado da pesquisa sobre salários de professores de Computação

Olá, pessoal.

Um tempo atrás, iniciamos uma pesquisa sobre média salarial de professores de Computação no Brasil.

http://www.estudarcomputacao.com/2012/10/pesquisa-salarial-de-professores-de.html

Em geral, professores de Computação de universidades particulares dão aulas como um segundo emprego, ou por hobby ou para complementar a renda. Muitos de nós gastamos muitos anos em graduação e pós (mestrado/doutorado) para obter uma qualificação melhor e é essencial que sejamos valorizados.

É possível ver um resumo da pesquisa aqui.

Em geral, o valor de hora/aula fica entre R$ 21 e R$ 30, o que na minha opinião é bem baixo. Como muitas faculdades só contratam professores com no mínimo mestrado, isso fica bem abaixo do que um profissional com essa competência ganharia.

Minha humilde dica é: sempre busque se atualizar e se especializar mais. Procure uma faculdade que te motive de alguma forma: ou pelo salário, ou pelas turmas, ou pelas vantagens extras dadas aos professores. Avalie a estrutura da instituição e a possibilidade de crescimento. Verifique se são oferecidos cursos de aperfeiçoamento ou se você (ou parente próximo) pode(m) se matricular gratuitamente em outros cursos da instituição (isso na verdade é um direito do professor).

E claro: sempre tente ser um profissional cada vez melhor. O retorno e o conhecimento com certeza virão.


Clique aqui para ver todas as respostas gravadas.