super_banner_728x90

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Bem-vindos!

Olá, pessoal!

Este é o primeiro post de muitos que virão (espero) sobre o estudo da computação.

A ideia aqui é divulgar materiais diversos para quem gosta de aprender essas coisas por conta própria.

Como motivação inicial, trago a tradução um artigo publicado na Computing Careers, da ACM.

Boa leitura!

As 10 melhores razões para estudar computação (no original, Top 10 Reasons to Major in Computing)

1. A Computação é parte de tudo o que fazemos!
A Computação e a tecnologia de computadores são parte de tudo que entra em contato com nossas vidas, dos carros que dirigimos aos filmes que assistimos, até mesmo as formas como as empresas e o governo lidam conosco. Entender as diferentes dimensões da computação é parte de um conjunto de habilidades para uma pessoa que está no séc. XXI. Se você quer ser um cientista, desenvolver a última "killer application"[1], ou apenas saber o que realmente significa quando alguém diz "o computador deu um erro", estudar computação irá te fornecer conhecimento valiosos.

2. Especializar-se em computação irá te capacitar a resolver problemas complexos e desafiadores
A Computação é uma disciplina que oferece possibilidades recompensadoras e desafiadoras para um grande grupo de pessoas independente de sua variedade de interesses. A computação requer e desenvolve capacidades em resolver problemas profundos e multidimensionais exigindo imaginação e sensibilidade em uma variedade de assuntos.

3. A Computação te capacita a fazer uma diferença positiva no mundo
A Computação possibilita a inovação em ciências (projeto genoma humano, pesquisa da vacina da AIDS, monitoração e proteção do meio ambiente, apenas pra citar alguns), em engenharia, negócios, entretenimento e educação. Se você quer fazer uma diferença positiva no mundo, estude computação.

4. A Computação oferece vários tipos de carreiras lucrativas
Os empregos relacionados a computação estão entre os mais bem pagos e têm os mais altos níveis de satisfação. A Computação é muito frequentemente associada com inovação, e desenvolvimento em Computação tende a possibilitar isso. Isto, por outro lado, é a chave pra competitividade nacional. Espera-se que as possibilidades para futuros desenvolvedores sejam maiores que as que existiam no passado.

5. Empregos relacionados à Computação estão aqui pra ficar, seja onde você estiver alocado
Há realmente mais empregos com computação do que pessoas qualificadas para preenchê-los, nos Estados Unidos. O nível de emprego em TI nos E.U.A. foi 17% mais alto em 2004 que em 1999. O Bureau of Labor Statistics (uma espécie de instituto que estuda as estatísticas de trabalho, nos E.U.A.) diz que a Computação tem o maior potencial para novos empregos até 2014. Sim, alguns empregos em TI estão no exterior (dos E.U.A.). Se você considerar o crescimento esperado em Computação, é fácil ver que companhias simplesmente precisam de mais mentes talentosas. Não deixe de buscar o grande número de vagas disponíveis agora, aqui nos E.U.A. (e no Brasil também!)

6. Especializar-se em Computação ajuda você mesmo se sua profissão principal é alguma outra coisa
Ter uma formação em Computação irá te dar uma base de conhecimento, solução de problemas e raciocínio lógico que irá servir como uma grande vantagem competitiva em sua carreira, em qualquer campo que você escolher.

7. A Computação oferece ótimas oportunidades para verdadeira criatividade e inovação
Criar soluções em Computação de alta qualidade é uma atividade altamente criativa, e a Computação dá suporte ao trabalho criativo em muitas outras áreas. As melhores soluções em Computação mostram altos níveis de elegância e beleza.

8. A Computação tem espaço tanto pra trabalho colaborativo quanto pra esforço individual
Em um time que necessita de pessoas com vários tipos diferentes de habilidades, frequentemente é necessário saber Computação. E ainda há bastante espaço para estilo e imaginação individuais.

9. A Computação é uma parte essencial de uma preparação acadêmica bem variada
Um número crescente de universidades e empresários vêem a conclusão bem sucedida de um curso de computação como sinal de uma preparação acadêmica bem variada.

10. Não há fronteiras para oportunidades futuras em Computação
A Computação é um dos campos em que é quase impossível predizer o que irá acontecer. Este é o porquê não podemos nem mesmo começar a imaginar todas as maneiras que você pode contribuir e que isto pode fazer o trabalho de sua vida excitante e real.

[1] Killer application (ou killer app): termo usado para um video game, para um jogo que faz sua venda aumentar, justamente porque as pessoas irão comprar muito o video game só por causa do jogo. Termo aplicável também a programas de computadores.