super_banner_728x90

domingo, 16 de janeiro de 2011

O término da ilegalidade móvel

por FranzéJr


Imagem: http://www.movebla.com/wp-content/uploads/2011/01/android01.jpeg
O Android está crescendo cada vez mais. A venda de Smartphones em geral também está crescendo. Há até algumas câmeras digitais que fazem com que seja possível a ligação do Android com a câmera para tirar fotos (http://www.revolucaodigital.net/2011/01/07/samsung-sh100/). No CES 2011 (http://www.cesweb.org/) estão sendo lançados, cada vez mais, tablets que também são as tendências dos próximos trimestres. Um exemplo é este http://www.revolucaodigital.net/2011/01/11/samsung-galaxy-player-b1/ Samsung Galaxy rodando Android. Não vou demorar muito tempo falando do Android em si como sistema operacional, e sim vou falar um pouco de como ele poderá quem sabe tirar da "ilegalidade muitos celulares".

Se você é programador/desenvolvedor e deseja saber maiores informaçoẽs em como começar no Android você poderá visitar o blog MobileIn (http://mobilein.com.br), lá você encontrará:

Você já deve ter visto por aí muitos celulares Made in China, os quais prometem fazer de tudo. Dual SIM (tem alguns até de 4 chips), internet, visual blackberry e outras tantas features. Alguma vez você já se perguntou qual sistema operacional eles utilizam? Com o Android cada vez mais sendo falado, é notável as pessoas pensarem não mais em sistemas operacionais em Desktops/Laptops e sim em Mobiles. Fazendo uma pesquisa no google pude encontrar algumas informações sobre estes.

A maior parte dos chipsets aparelhos são produzidos pela Mediatek, você pode até ver alguns da Nokia falsos, o chipset é algo como MTK. http://www.mediatek.com/en/index.php

Alguns até possuem uma aparência bacana, outros nem tanto. Costumo dizer que existem os falsos bonzinhos e os outros que realmente dão para perceber, contudo todos estes não deixam de sere falsos.

O Sistema Operacional é o MTK OS (http://www.mentor.com/embedded-software/nucleus/), feito não só para smartphones, mas também para robôs e aparelhos eletrônicos, sendo de fácil customização, eis o motivo de muitos o utilizarem, pois dessa forma podem "enganar" a maior parte das pessoas, pois o mesmo SO pode ter um look parecido com iOS ou até mesmo com outro, por exemplo.


Imagem: http://www.franklinjr.com/blog/wp-content/uploads/2008/10/google-g1-android1.jpg
Se o Android realmente continuar como está, a tendência é que a maior parte das pessoas (se não todas : - P ) utilizarem o Android, além de ter mais fácil o agregamento de ferramentas do Google como maps, reader, orkut, calendar, e outras tantas.

O Ano está começando agora e isso são apenas previsões! Vejamos como será no decorrer dos próximos meses!

Se você ficou com água na boca e deseja saber como é o Android realmente pode ver o vídeo da última versão que está para ser lançada, a versão 3 HoneyComb, para quem gosta do visual do iOS está até parecido:  http://www.revolucaodigital.net/2011/01/06/google-android3-honeycomb-oficial/