super_banner_728x90

quarta-feira, 23 de março de 2011

[OFF] Meu ambiente de trabalho em 7 itens

Bem, o Élcio e o Peka me convidaram pra essa corrente de blogs. Tenho que dizer 7 coisas indispensáveis para o dia-a-dia no trabalho (atualmente na área de Bioinformática). Então, lá vai:

1. Ubuntu
Distribuição boa e prática pra instalar as coisas de que preciso. Para se trabalhar com Bioinfo, o Linux é essencial. Uso no trabalho e em casa.

2. Python
Aprendi com o Élcio em 2009 e hoje provavelmente é a linguagem que mais uso. Como o Ubuntu, tb é livre e muito fácil de usar. Para trabalhar com manipulação de textos e redes complexas, é uma hand on the wheel. ;-)

3. Linguagem R
Linguagem para trabalhar com análises estatísticas, que são parte do meu trabalho. Para fazer cálculos rápidos com tabelas e criar gráficos, troque o seu Excel/Spreadsheet pelo R, e comprove o poder dele! \o/

4. Kate
Aprendi a usar esse editor ainda na graduação, porque um professor fazia uma propaganda danada de coisas livres. Na verdade, qualquer outro editor que tenha sintaxe colorida, parentisação e identação automáticos e um terminal acoplado pode ser igualmente útil. Tb uso o vi, mas já ouvi falar q o Emacs tb é muito bom.

5. Kile
Editor livre de [; \LaTeX^1 ;] (como o Kate, tb para do KDE). Provavelmente foi o primeiro que usei, e no Linux é o que uso até hoje. Uso para editar textos científicos (colocar equações, fórmulas matemáticas, tabelas, etc. tudo usando um código compilável).

6. Terminal
É o básico para mexer nos seus diretórios e procurar coisas, rodar comandos, etc. Ficou ainda melhor mexer nele depois q comecei a mexer com shell script. =)

7. Rhythmbox
Legal pra escutar rádios on-line ou arquivos de audio em geral. Muitas coisas ficam melhores com música, inclusive trabalhar.

E para continuar a corrente, convido agora o Evanildo, o Dorfo, o Cléderson Perez, o Fábio Mathias, o Mário Dourado e o Silveira a entrarem na onda.


[; ^1 ;]  Para colocar [; \LaTeX ;] no seu blog ou mesmo usá-lo no seu GTalk, use o TeX the world.