super_banner_728x90

domingo, 31 de julho de 2011

As 3 virtudes do programador


Post pelo amigo Victor Carvalho.

Laziness, Impatience, and Hubris


Larry Wall, o criador da linguagem de programação Perl escreveu em seu livro Programming Perl que as maiores virtudes possíveis em um programador são as seguintes: preguiça, impaciência e arrogância.
Como pode ser?
Vamos explicar. Estes “defeitos”, palavras altamente depreciativas, podem ser um grande trunfo para um programador, se virmos por outra ótica.
1) Preguiça
Laziness
Preguiça
Preguiça garante que você irá tentar fazer o máximo possível para gastar o mínimo de energia ao fazer uma tarefa. Em vez de fazer tarefas rotinas repetitivas e produzir códigos trabalhosos de manter, o bom programador tenderá a escrever códigos que economizarão o próprio trabalho e facilitarão a manutenção posterior por outras pessoas, sem a necessidade de tanto trabalho para compreender. Temos então a primeira grande virtude de um programador.
2) Impaciência

Impatience
Alguém falou um dia que a paciência é a ciência da paz. Mas difícil é falar isso para quem está esperando um programa terminar de rodar em um computador. O bom programador fica incomodado com qualquer tempo de espera em seus programas. Isto faz com que ele queira escrever programas que não somente façam o necessário, mas o façam um pouco mais rápido. Ou pelo menos tenta otimizar os programas reduzindo os tempos de execução. Neste sentido a impaciência é algo positivo. Explicada a segunda grande virtude do programador.
3) Arrogância

Ícaro, o filho de Cronos Dédalo* que não ouviu o conselho do seu pai e voou em direção ao céu, derretendo suas asas
O orgulho excessivo, algo que só os superpoderosos semi-deuses filhos de Zeus possuem. Esta é a qualidade que faz você escrever (e manter) programas de forma que outras pessoas não irão dizer coisas más sobre eles, com o máximo de esmero, denotando inequivocamente o seu conhecimento superior. Portanto, a terceira grande virtude do programador.
* Obrigado pela correção, Fernando Cezar.
Post original: