super_banner_728x90

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Startup americana propõe soluções para desenvolvedores


Com sede em Belo Horizonte, a Appbase promete melhorar o desempenho dos processos de desenvolvimento de aplicativos.

Por trás de uma experiência positiva no uso dos aplicativos, existe um processo de programação bastante complexo e que existe atenção do desenvolvedor. Com o objetivo de intermediar esse processo, a Appbase é uma startup que se propõe a solucionar problemas de escalabilidade, permitir uma melhor administração do banco de dados e aplicações em tempo real. Criada em 2014 em Pittsburgh, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, a empresa chegou ao Brasil graças ao programa de aceleração Start-Up Brasil. O produto está disponível para cadastro no site http://appbase.io/. Atualmente os fundadores da Appbase, os indianos Siddharth Kothari e Sagar Chandarana, participam de um projeto de aceleração de startups nos Estados Unidos, a Techstars Cloud, famosa por fomentar investimentos de grandes empresas. Porém, parte da equipe se mantém em Belo Horizonte, graças ao potencial econômico e de inovação e tecnologia da cidade.
Funcionando como uma interface de programação de aplicativos (API), a Appbase proporciona que o desenvolvedor esteja focado nos processos de front-end, já que a ferramenta se encarrega de monitorar e organizar os bastidores. Ou seja, o serviço é responsável por todo processo de back-end e banco de dados. Outra característica importante do Appbase é a possibilidade de programação de aplicativos que atuem em tempo real, que conferem mais interatividade à plataforma que está sendo criada. Sendo assim, o serviço evita que os desenvolvedores tenham que utilizar vários serviços de banco de dados, o que diminui custos e aumentar a produtividade. Ainda tratando das vantagens para o desenvolvedor, a Appbase se encarrega da proteção e segurança dos dados em utlização.
Sobre a sua aplicabilidade mercadológica, a Appbase já despertou o interesse de desenvolvedores, e foi utilizada na elaboração de mais 50 aplicativos. Além disso, a API já recebeu mais de 4 milhões de requisições, em menos de um ano de funcionamento. Com o objetivo de demonstrar a potencialidade do serviço, os desenvolvedores da Appbase, construíram uma plataforma semelhante ao microblog Twitter, contando com apenas 300 linhas de códigos. Para os leigos, é importante ressaltar que a criação de um aplicativo com essas características a partir desse método, torna o processo bastante simplificado.

Infográfico - clique para expandir

Parceria internacional
A Appbase surgiu do encontro dos indianos, Siddharth e Sagar, que trabalhavam com desenvolvimento de jogos infantis nos Estados Unidos. Foi nesse projeto que encontraram o problema que a Appbase pretende solucionar: a sincronização de dados nos aplicativos. A proposta para a criação da ferramenta partiu da americana Shannon Sullivan, que também encontrava os mesmos impasses. A oportunidade dar continuidade com os trabalhos no Brasil surge com o edital da Start-Up Brasil, programa do Governo Federal que oferece consultoria de mercado, infraestrutura, oportunidade de parceria com grandes empresas, e um ambiente propício ao empreendedorismo a empresas de base tecnológica. “Belo Horizonte conta com uma grande aceleradora, a AceleraMGTI, que oferece terra fértil com seus programas de aceleração, e uma equipe competente de mentores”, esclarece o engenheiro de software da Appbase, Sagar Chandarana.
Sobre a experiência de instalar a Appbase no Brasil, o CEO da empresa, Siddharth, ressalta que “o mercado brasileiro tem um enorme potencial de crescimento, e o Start-Up Brasil torna possível alavancar o serviço no mercado sem os obstáculos iniciais que as novas empresas geralmente enfrentam”. Outro fator que incentiva a instalação de empresas de tecnologia estrangeira no Brasil, é a concessão facilitada de visto de trabalho.
No contexto das empresas de tecnologia, uma equipe diversa e plural representa uma tendência que está se firmando nas novas gerações de startups. “A diversidade da equipe nos ajuda a criar perspectivas diferentes e gerar inovação, na parte técnica e na cultura corporativa. Somos unidos pela própria cultura que criamos e pelo desejo de resolvermos este grande problema que desenvolvedores como nós enfrentam”, explica Saggar. Ele ainda destaca a fluência em inglês é determinante para que haja uma boa comunicação no ambiente de trabalho: “Somos uma equipe unicamente internacional. Os diversos membros da nossa equipe representam três países diferentes, quatro religiões distintas, e falam cinco idiomas, porém sempre nos comunicamos em inglês”.
Sobre a possibilidade de trabalhar com pessoas de todo mundo, o desenvolvedor William Silva, que integra a equipe há quase um mês, destaca que “essa é uma oportunidade de aumentar a bagagem cultural e profissional, aprendendo conceitos que são aplicados em diferentes lugares do mundo. Cada um traz experiências e vivências pessoais que só contribuem para um bom trabalho”.

Equipe Appbase:  em sentido horário: Shannon Sullivan, Henrique Pinheiro Sá, William Silva, Sagar Chandarana, Isabela Magalhães e Siddharth Kothari.


Contato:
Fernanda Mafia
Analista de Comunicação da Appbase
Telefone: (31) 9360-4402
E-mail: nandamafia@gmail.com